"O Livreiro de Santiago" em sessão dupla
Carlos Jorge Nascimento saiu da pequena ilha do Corvo para ganhar a vida na caça à baleia. Filho e neto de baleeiros, deixou a ilha com 20 anos, em 1905. As voltas da história fizeram com que acabasse por comprar uma livraria em Santiago do Chile, que fora de um tio, e dedicar-se à edição. Foi o primeiro editor de Pablo Neruda. Crepusculário foi o primeiro livro do futuro Nobel da Literatura que saiu da Editorial Nascimento.
Esta história é contada com detalhe no filme O Livreiro de Santiago realizado por José Medeiros, músico e realizador açoriano. Natural de São Miguel, Medeiros é um dos protagonistas desta "narrativa ficcional baseada na vida e na obra do editor corvino": faz de Nascimento. Tal como o seu filho, David Medeiros, que veste a pele do livreiro enquanto jovem. A atriz Maria do Céu Guerra e os músicos Filipa Pais, Carlos Guerreiro e Jorge Palma também integram o elenco do filme.
Veja aqui o trailer de O Livreiro de Santiago:
[Youtube:FQnrU_bdhZQ]
No próximo dia 27, o filme é apresentado no Teatro da Barraca em Lisboa. Segue-se um concerto, com Zeca Medeiros e com a participação de Filipa Pais - que interpreta o tema do genérico, Fado Travessia. O filme passa às 21.30, o concerto começa às 23.30. Antes, no dia 20, o filme estreia-se em Lisboa, na Casa dos Açores.
O Livreiro de Santiago teve a sua ante-estreia nacional em São Miguel. No domingo passou na ilha do Corvo, onde Carlos Jorge Nascimento nasceu em 1885.
Veja aqui o testemunho de Filipa Pais sobre a participação no filme:
[Youtube:NklCYbY-_jU]
Veja aqui o testemunho de Carlos Guerreiro sobre a participação no filme:
[Youtube:cHS2-kdTRgQ]
Veja aqui o testemunho de Jorge Palma na sua estreia no cinema:
[Youtube:yJ1UKCLS3rc]
Maria do Céu Guerra e a sua participação em O Livreiro de Santiago:
[Youtube:_B_w08ikUE4]